Reservatório da Barra Grande

Usina Hidrelétrica de Barra Grande – Parque dos Lagos

Em 1997 um consórcio, que originou a empresa BAESA – Energética Barra Grande S/A, recebeu a concessão para construção de uma barragem localizada entre Anita Garibaldi (SC) e Pinhal da Serra (RS) e a implantação de uma usina hidrelétrica sobre o leito do Rio Pelotas.

Em operação desde 2006, a Usina Hidrelétrica tem uma potência máxima instalada de 690 megawatts, quantidade suficiente para atender ao equivalente a 26% da demanda catarinense ou a 18% do total de energia consumida no Rio Grande do Sul.

O Reservatório da Barra Grande abrangeu parcialmente o território de nove municípios: Anita Garibaldi, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Capão Alto e Lages, em Santa Catarina; Pinhal da Serra, Esmeralda, Vacaria e Bom Jesus, no Rio Grande do Sul.

A área de abrangência equivale a 0,7% do total das nove cidades. O lago abrange uma área de 5,5 mil hectares, o que corresponde a quase 100 quilômetros de extensão.

Cercado em suas margens com mais de 70% de mata nativa, apresenta florestas com grande beleza cênica e exuberante natureza, com cachoeiras que deságuam direto no reservatório e áreas propícias para observação de fauna e flora, a prática de esportes náuticos e a pesca esportiva.

Conheça os atrativos naturais e pontos turísticos da região na seção Roteiros Turísticos.